Páginas

sábado, 19 de junho de 2010

1,618

Langdon virou-se para o mar de rostos avidos dos estudantes.

- Quem sabe me dizer que numero é este?

Um rapaz alto ao fundo, bacharel em matemática, ergueu a mão.

- é o número PHI - disse ele, pronunciando "fi".

- Muito bem, Stettner - disse Langdon. - Apresento-lhe o phi.

-Não confundam com o pi, hein - acrescentou Stettner, sorrindo, encabulado. - como nós, os matemáticos, costumamos dizer: a diferença entre o pi e o phi é muito mais que só o H!

Langdon riu, mas ninguém mais pareceu entender o gracejo.

Stettner se encolheu de volta na carteira.

- Este número PHI - continuou Langdon -, um vírgula seis um oito, é muito importante para a arte. Quem pode me dizer por quê?

Stettner tentou redimir-se.

- Porque é bonitinho?

Todos riram.

- Na verdade - disse Langdon-, Stettner acertou de novo. O Phi é geralmente considerado o número mais belo do universo.
O número PHI veio da série Fibonacci (1, 2, 3, 5, 8, 13, 21...)- uma progressão famosa não só porque a soma dos termos adjacentes equivalia ao termo seguinte, mas porque o quocientes dos adjacentes possuíam a surpreendente propriedade de irem se aproximando gradativamente do número 1,618, o PHI!
O PHI é um componente básico na natureza. Plantas, animais e seres humanos, todos possuem propriedades dimensionais que se encaixam com uma exactidão espantosa ao PHI.


Ele está na natureza claramente além da coincidência, os antigos presumiram que o número PHI deve ter sido predeterminado pelo Criador do Universo, - para quem não crê em nenhum tipo de “Criador” essa hipótese pode ser destacada.
Conhecido como o número de ouro e divina proporção está presente, por exemplo, na proporção entre abelhas fêmeas e machos em qualquer colmeia, pois a divisão das abelhas fêmeas pelo número de machos resulta em PHI, em qualquer lugar do mundo. Saiba que a divisão da:
Altura do corpo humano e a medida do umbigo até a ponta do dedo. A medida do crânio e a medida da mandíbula até o alto da cabeça.
A medida da cintura à cabeça e o tamanho do tórax. A medida do ombro à ponta do dedo e a medida do cotovelo à ponta do dedo. O tamanho dos dedos e a medida da dobra central até a ponta .A medida da dobra central até a ponta dividido pela segunda dobra até a ponta .A medida do seu quadril ao chão e a medida do seu joelho até ao chão. PHI.
Todo mundo já deve ter visto em algum museu, livro escolar, exposições ou sites um homem nu com pernas e braços abertos - o Homem Vitruviano - de Leonardo da Vinci.


Ninguém entendeu melhor que da Vinci o corpo humano, ele foi o primeiro a demonstrar que o corpo humano é feito de razões proporcionais equivalentes ao número de ouro.Aliás, ninguém entendeu melhor muitas outras coisas como da Vinci, que deixou seus rastros de sabedoria espalhados por muitas obras de arte, textos e pensamentos.

2 comentários:

  1. Muito boa a explicação. Dan Brown estudou muita matemática também.

    ResponderExcluir
  2. Sim, foi do livro "O CÓDIGO DA VINCI" de Dan Brown que tirei o primeiro trecho da postagem, a partir desse livro comecei a me interessar por da Vinvi, que é um mestre.

    ResponderExcluir