Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Pobreza ou má distribuição de renda?

Há muitos que duvidam desse progresso



No Brasil, muito se fala sobre a pobreza. Essa pobreza se torna inegável pelo alto índice de fome, o qual nos surpreende, pois o Brasil é um dos países que mais produz por meio da agricultura.
Dado esse fato, logo pensamos: se não faltam alimentos, por que há fome?
O Brasil – e o mundo-, não se preocupa em produzir grãos para cessar a fome humana, mas para alimentar animais e produzir etanol, biocombustíveis. As pessoas que carregam consigo o “poder” pesam em evoluir, assim, iniciam um progresso não tão vantajoso.
Na Amazônia, por exemplo, o progresso trouxe mais pobreza do que riqueza, pois as riquezas caem nas mãos de apenas uma pessoa/família e não nas mãos dos trabalhadores, tampouco nas dos moradores rurais.
Fato é que isso se dá por conta dos latifúndios, que se estendem desde o centro-oeste ao nordeste e norte, o que “explica” o fato de nessas regiões o índice de violência ao trabalhador ser maior, como também a predominância de pastagem.
Muitas pessoas “largaram” tudo onde moravam em busca de viverem melhor fazendo o que sabiam fazer, entretanto, se decepcionaram ao encontrar terras que já tinham donos – dono-, então, o latifúndio contribui também com o aumento dos sem-terras e assim, com a pobreza extrema. Sendo assim, a busca por terra é a principal causadora da violência no campo.
No centro-oeste e nordeste, é onde há maior territorialização da soja, ou seja, onde o aumento da produção se destina (visa) o mercado externo.
A maior parte da população brasileira possui imóveis pequenos e depois médios; a menor parte: imóveis grandes. Porém, no centro-oeste há superação nesses resultados, por conta dos latifúndios.
Banana, café, laranja, algodão, arroz, cana-de-açúcar, milho, soja e trigo são cultivados no Brasil. Isso seria motivo suficiente para que nosso país fosse um lugar onde ninguém passasse fome, onde todos tivessem condições de terem no mínimo três refeições por dia. Mas, sobre todas essas produções há um interesse maior, esse interesse visa só o dinheiro e não se importa com as condições do próximo.
Portanto, a miséria resulta em fome, e a fome não atinge a tantos por falta de alimentos, e sim pela total má distribuição de renda que domina nossa economia nacional. Essa situação pode melhorar, principalmente quando os homens que têm o poder abrirem as portas para o progresso econômico somente depois de abrirem as portas para o progresso moral das pessoas, e não importa se são ricas ou pobres, se moram em condomínios ou em vielas no litoral das grandes cidades, pois acima de tudo, todos são seres humanos que vieram do pó e ao pó voltarão. Enfim, falta muito para que o Brasil se torne um país desenvolvido, para isso ele terá que melhorar muito, em todos os requisitos, até naqueles que não são pública e rigidamente avaliados.

3 comentários:

  1. População intranqüila.

    Todos estão aturdidos, sem saber o que fazer com a falta de segurança que ronda todas as cidades brasileiras.
    Para sabermos onde esta a raiz do problema é preciso fazer primeiro um exame de consciência para sabermos de quem é a culpa. A grosso modo o Brasil se divide em três classes sociais, os ricos, a classe media e os pobres.
    Primeiro, o problema esta na má distribuição de renda, porque o bolo esta sendo dividido de maneira desumana.
    Segundo fator é os exorbitantes impostos os quais sobrecarrega todas as classes sociais, com um peso mais sufocante para a classe pobre que não tem de onde tirar para sustentar a ganância do governo.
    Terceiro, é a falta de consciência política, essa falta e que leva políticos corruptos e até fixas sujas a exercerem cargos publico.
    Quarto, É a falta de cultura, associada a uma pitadinha de desonestidade que todo brasileiro tem, este mau costume esta na nossa formação social, é popularmente chamado de jeitinho brasileiro.
    Este é o quadro que representa nosso país. Quanto a distribuição de renda, ninguém quer abrir mão das suas arrecadações sejam elas honestas ou desonestas, todos querem manter seu padrão de vida inviolável, é a lei do quem pode mais chora menos.
    Com referencia aos impostos, também os políticos de plantão não abrem mão das polpudas arrecadações as quais enchem os cofres públicos para serem distribuídas para os corruptos e seus apadrinhados.
    O ultimo é o mais complicado é a falta de cultura, esta depende do ensino, publico o qual atualmente está no seu mais baixo nível em toda a historia do nosso país. Aquela pitadinha de desonestidade é uma coisa sem solução isso ira demorar por muitos e muitos anos para ser corrigida, é como diz o ditado gato perde o pelo, mas não perde o vicio.
    Algumas explicações no meu ponto vista, em relação á falta de segurança que é imposta a todos pelo fruto amargo que são os marginais, fruto este que é plantado e cultivado por uma sociedade capitalista, selvagem e desumana.continua.

    ResponderExcluir
  2. Continuação de População intranquila.

    Como o pobre desvalido pode reagir diante de tantas dificuldades.
    Quando o coitado nasce, enfrenta o péssimo atendimento nas maternidades do SUS, em seguida são jogados nas creches da vida para que sua mãe possa trabalhar, com uma alimentação precário seu cérebro se forma com deficiências, em seguida vai para a escola publica com um ensino medíocre, quando ele vai para a escola muitas vezes sem um agasalho adequado, vê seu coleguinha de classe todo bem vestido e agasalhado. A medida que vai crescendo , vê nas novelas da televisão, aquelas vidas fartas, casas espetaculares, mulheres sensuais. E ele em uma simples moradia de periferia ou em favelas, A mídia incentivando o consumismo divulga milhares e milhares de produtos para serem consumidos. Tendo um pai pobre e miserável o qual não pode lhe dar nada daquilo, na cabeça daquela criança com o cérebro mal formado pela má alimentação gera uma indignação. Mesmo que ele queira trabalhar para ter uma situação melhor não pode a lei não permite, só com dezesseis anos. Sem o que fazer depois da aula ele perambula pela rua até encontrar um traficante que o adota, daí para enveredar no crime é apenas um passo.
    Conclusão os ricos compram carros brindados para se protegerem, a classe média procura se proteger contratando seguranças, se refugiando em apartamentos, mesmo assim vivem de sobressalto, não conseguem ter paz, para os pobre nem se fala é uma insegurança total.
    A solução é, os ricos abrirem mão de suas nababescas vidas, para que a renda seja mais bem distribuída, com benefícios para eles mesmos, é só notar que nos países ricos, onde a renda é melhor distribuída não há esta diferença social tão marcante e conseqüentemente nestes países não há marginalidade.
    Também a solução é a classe média abrir mão da ganância desenfreada com o desejo de ficar rica e humanizar um pouco mais suas consciências.
    Outra solução, e o governo fazer a reforma tributaria, por para funcionar a lei dos políticos fixas sujas e destruir todo arsenal de cabides de emprego que há no serviço publico, com isso enxugará um pouco a maquina administrativa , sobrando dinheiro para ser aplicado em obras sociais. Se for feita todas estas coisas as quais não são tão difíceis, com isso podemos colocar o Brasil nos trilhos, porque ate agora nós temos rodados somente sobre os dormentes da estrada de ferro do progresso.

    Paulo Luiz Mendonça.
    Email, pauloluiz41@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Paulo Luiz Mendonca,
    Há algum tempo não vizualizava meu blog, e só agora vi seu texto, que por sinal, é muito bom e expressa de forma muito sincera o que realmente é nosso país, a nossa nação, e a consciência dos brasileiros de um modo geral.
    E sim, a mudança precisa sempre partir de todos. Das autoridades, dos ricos, da classe média, e até mesmo dos pobres - que infelizmente veem poucas maneiras de interferir no andamento do "progresso" de nosso país, que cada vez mais fortalece quem já possui força diante da sociedade e deixa quem necessita ao vento.
    " As pessoas têm muitas coisas, mas não têm uns aos outros"
    Uma amiga - doutora em geografia- me disse que ainda acredita que a população ainda vai mudar sua linha de raciocínio, que um dia será mais opinativa e cobrará mais por seus direitos. ela diz que como saímos da ditadura há "apenas" 27 anos, ainda não criamos esse senso argumentativo, e autoritário sobre os direitos que temos de nos desenvolver economicamente e socialmente.
    Queria ter essa fé. Não tenho.
    Mas acredito que o primeiro passo é a educação, pois sempre foi a partir do conhecimento que o homem evolui.

    ResponderExcluir