Páginas

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Feliz aniversário!


Peguei o celular (inúmeras vezes) e ensaiei alguma coisa legal para te dizer. Hoje é seu aniversário, olha só, em outros tempos riríamos e compraríamos um pedaço de bolo para comer dentro do carro estacionado na serra. “Vôo livre” a placa dizia. Eu sempre dava risada te dizendo que se brigássemos dali de cima, você iria testar a rampa de vôo livre. Mas a gente não brigou, nem ali nem em lugar nenhum. Isso é uma coisa muito legal. Foram meses e meses sem brigas, sem discussões. Algo quase impossível entre duas pessoas. Até porque, eu não sou alguém tão legal, dizem que sou grossa e estúpida. E talvez eu seja, mas você não ligava, ou não achava. Ou nunca tenha me dado motivo para ser assim com você... Veja bem, nunca precisei desconfiar de você, você sempre cumpriu com o combinado, sempre me esperou em minhas indecisões, as vezes até por tempo demais. Me deu um carinho que eu não merecia, na verdade. E eu aceitei porque achava que aquilo era amor. Mas era mesmo admiração por você, era respeito e companheirismo. Era amizade.
Mas, como não é em outros tempos, eu estava ensaiando para te ligar. Você deve ter percebido como as palavras começaram, quase que mecanicamente, a conversa. Nossa, quanto tempo eu não te ligava! Fala sério, já faz mais de um ano. E nossas conversas rápidas de quando nos trombávamos por aí nunca foram as mais agradáveis, com você me olhando com um pouco de amargura, amargura que não cai bem em você, não cai bem sobre aquilo que tivemos, porque foi especial. E eu lamento ter estragado tudo, mas eu não tive alternativas. Uma nova aprendizagem me esperava, e acredite, estou aprendendo até agora como é se sentir como você se sentiu. Por isso, te peço desculpas, porém eu não mudaria nada se pudesse voltar atrás. “As coisas têm de ser, porque têm de ser”.
Hoje eu ia conversar com você tranqüila, fiquei sabendo que você está bem. Que está feliz com uma pessoa muito boa que te encontrou. E eu fiquei contente em ver que eu não fiz um estrago tão grande assim, com essa minha mania de achar que o amor é mais do que o que eu sinto. Mas, aí você me diz que vai se casar com quem conheceu há 7 semanas. E me pergunta o que eu acho sobre isso. Aí me lembro sobre como você agia por impulso as vezes, era só eu imaginar que tinha esquecido alguma coisa, e você pisava no freio, sem pensar duas vezes. Eu dizia que estava com vontade de comer pavê de bis, e quando chegava na sua casa você já tinha aprendido a fazer. Era engraçada a sua pressa em ser agradável.
Eu sei o que você quer que eu diga sobre isso, porque eu também gostaria de ouvir nesse exato momento. Eu também gostaria que outra pessoa me dissesse que ainda pode dar certo, um dia. Mas, não pode. Olha, meu anjo, eu estive pensando muito em você. Mas, coisas do tipo: como eu pude pedir para ele sair da minha vida? Como eu pude deixar alguém que gostava tanto assim de mim ir embora? Você também não deve entender, né.
Eu não sei, simplesmente não dava mais. E eu precisava ser honesta com você, para conseguir ser honesta comigo mesma. Nesse jogo de honestidade eu levei minha vida tranquilamente por bastante tempo, fiz algumas merdas, conheci uma nova forma de dar certo. E vi que essa nova forma também não se encaixava direito a mim. Depois, aprendi mais um monte de coisas, e até quebrei a cara. Você não reconheceria a sua menina, se me olhasse de perto.  
E se você acha que seu casamento dará certo, eu não duvido. Porque essa pessoa deve gostar muito de você, e se você acha que vai conseguir aprender a amá-la. Então tente. Mas, cuidado, acho que a maioria dos casamentos não dão certo, porque as pessoas já se casam com a seguinte mentalidade: Se não der certo, é só separar. Não seja um dos que pensam assim. Case-se pensando que dará certo, e que será pra sempre. Se não for, paciência. Mas, olha aqui, não seja desesperado, não tenha pressa em encontrar outra pessoa, porque você é muito amável. E é jovem. Você tem tanta vida pela frente. E vida é coisa séria, a gente não pode passar o resto dela fingindo ser feliz, porque não dá pra fingir. E eu só não quero que você se sinta vazio daqui alguns anos. O que a gente teve, nem eu nem você terá igual. Foi nosso. Agora é bola pra frente, é partir para outra história. É um erro enorme tentar substituir pessoas, ao invés de aprender a amá-las.
Eu não ando com muita moral para dar conselho pra ninguém, mas se você acha que é importante o que eu acho sobre isso, então está aí. Eu espero que você seja bem feliz e contente casado, solteiro, ou namorando. Mas, se você se casar, eu quero que faça dela uma pessoa tão feliz quanto você me fez. Porque se não der certo, um dia, ela ainda vai olhar para você com carinho, e você saberá que não deixou de fazer o que lhe estava a disposição. Porque sentir que você deixou algo a fazer é torturante, cara, to falando sério. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário