Páginas

sábado, 3 de abril de 2010

NÃO VIRE A PÁGINA POR SEUS ERROS

Basta corrigi-los.

" A velha lembrança,da farsa de ser criança".Será que a adolescência (pré-adolescência) nos traz problemas ou será que apenas nos permite enxergar um existência obscura de um passado infante?Será que é tão difícil ser um adolescente,ou será que foi muito fácil ser uma criança?
O grande sonho infantil de "crescer",vem se tornando um pesadelo desafiador e ameaçador para os futuros jovens.
Se olharmos para traz, perceberemos que a vida em sua primeira etapa  nos foi apresentada,em tudo e em todas as ocasiões,em metáforas. Vejamos;lobo mau,bicho papão,bruxas,lobisomem,vampiros e zumbis...Esses eram nossos grandes medos - quantas noites passei sem dormir por causa dessas criaturas. Notemos que essas criaturas medonhas nunca deixaram de existir,mesmo com o passar do tempo,muito pelo o contrário,hoje sentimos muito mais medo delas,e acabamos nem percebendo,pelo fato de que à partir do fim da infância as mesmas criaturas nos apresentam um sobrenome:assassinos, pedófilos, psicopatas,estrupadores, sequestradores,etc. Essa metáfora aconteceu com quase tudo na vida.
"A farsa de ser criança" não significa uma mentira,significa que em todas as infâncias as verdades são omitidas de uma maneira artificial. Como por exemplo a morte,ela é metaforizada de uma maneira sublime e mágica , mas quando a mesma criança cresce e percebe que tudo era uma farsa,as coisas ficam muito mais difícil de encarar. A verdade é que os adolescente nunca foram preparados para serem um,a realidade até então foi conhecida por meio de fantasias e passa a ser vivida como uma,o que dificulta a aceitação de uma realidade real,sem nenhum tipo de hipérbole.
Ouso em lembrar um pequeno verso de uma música do Pe. Fábio de Melo:"quando os erros eram demais, a professora nos sugeria que virássemos a página",realmente é a melhor maneira para se esquecer e deixar para trás os erros,mas talvez,seja esse ato,o maior responsável por tanta irresponsabilidade,inconsciência e indiferença que transitam na vida dos novos adolescentes,para quê virar a página?
Seria tão simples corrigir a palavra, escrevê-la corretamente em cima do erro,e por mais que sobrassem marcas dos erros,poderíamos olhar para trás e vermos que o erro ainda existe lá, na velha página do caderno,mas com uma detalhe:ele foi corrigido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário