Páginas

sábado, 14 de maio de 2011

Ciência e Tecnologia e os Desafios da Sociedade Contemporânea

A evolução do homem foi acompanhada pela ciência, que é a mãe da tecnologia. Ambas revolucionaram nosso país, interligando-o e desenvolvendo-o. Com a percepção dessa força dupla, a cada dia se dá mais atenção ao avanço científico e tecnológico. No entanto, a sociedade nem sempre acompanha o progresso da ciência e suas renovações, já que a tecnologia não está disponível a todos.
Hoje em dia, todos podem ter acesso à informação, mas esta situação é diferente com relação ao conhecimento científico. Apenas ter conhecimento sobre determinado assunto não significa apropriar-se do saber. Isso gera exclusão social, conjuntura muito presente no Brasil.
Tendo em vista os principais desafios a que a sociedade se depara atualmente, é possível notar que são frutos da má distribuição de renda, que beneficia quem possui capital, mas desvaloriza a ciência aos olhos dos menos favorecidos.
Assim, o papel do governo é fundamental na unificação regional, na busca pela igualdade e na disponibilização do conhecimento científico a todos. É preciso também incentivar e criar iniciativas de inclusão dentro das escolas, pois, com o passar do tempo, o interesse pelo estudo mobilizará as pessoas na busca de mais conhecimento ao longo da vida. E esse percurso pode ser longo. Entretanto, com ele a sociedade estará mais apta a relacionar as transformações científicas e tecnológicas no mundo global com sua vida.
Enfim, o progresso econômico brasileiro está diretamente ligado ao progresso tecnológico, mas não se pode basear uma economia sob concentração de renda. É preciso notar, no entanto, que mais tecnologia não significa oferecer condições melhores de vida para todos. Por isso, tomar atitudes para que a ciência seja vista como a esperança para um futuro melhor é imperativo, e frisando sempre que ciência e tecnologia não combinam com desigualdade, exclusão, e desinteresse social.

3 comentários:

  1. Olá, Paôla!
    Olha, você não é somente... uma jovem poetisa, é também um "diamante que pensa", que não está somente preocupada com a sua lapidação, mas também... com a qualidade da lapidação para o seu próximo e ainda, com o abrigo e a segurança para todas essas jóias.
    Meus parabéns, Paôla... poetisa e cientista político e social.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Nossa belo texto, usei como inspiração no meu trabalho escolar. Obrigado!

    ResponderExcluir